sábado, 25 de março de 2017

Fossa com 800 bebês é achada em antigo orfanato católico na Irlanda

Especialistas descobriram a existência de uma fossa comum em um antigo orfanato católico na Irlanda, onde estariam enterrados sem identificação 800 bebês e crianças. O caso gerou repercussão na Europa no começo de março.

O antigo orfanato "Bon Secours Mother and Baby Home", em Tuam, na Irlanda / Imagem: EPA

Testes de DNA apontaram que as crianças enterradas nas 20 câmaras da fossa tinham idade entre 35 semanas e 3 anos. A investigação foi feita por uma comissão, instituída pelo governo local para apurar a atuação de centros religiosos no auxílio a jovens grávidas, após uma denúncia da historiadora Catherine Corless, que descobrira a certidão de óbito de 800 crianças residentes na instituição, mas nunca os registros de enterro delas.

Local onde foi encontrada fossa com cerca de 800 bebês
no orfanato "Bon Secours Mother and Baby Home", na Irlanda / Imagem: EPA

Localizado na cidade de Tuam, o orfanato "Bon Secours Mother and Baby Home" funcionou entre os anos de 1925 e 1961 como um lar para crianças e mães solteiras jovens.

A comissão afirma que as mulheres e jovens que viveram nas casas católicas e conventos sofreram fome, miséria e tratamentos violentos, o que levou à morte de várias meninas e de seus bebês.

Crianças no antigo orfanato "Bon Secours Mother and Baby Home", na Irlanda /
Imagem: AdoptionRightSalliance

Muitas jovens trabalhavam gratuitamente em troca do auxílio das freiras na gravidez e no parto. Após os bebês nascerem, eles eram colocados em uma ala separada da de suas mães e entregues para adoção.

Crianças brincando no orfanato "Bon Secours Mother and Baby Home", na Irlanda /
Imagem: AdoptionRightSalliance

Lançado em 2013, o filme "Philomena" narra um episódio inspirado em fatos reais ocorridos na Irlanda em 1952, com uma mulher que engravidou na adolescência, foi mandada para o convento Roscrea e teve seu filho vendido pelas freiras católicas.

Berçário no antigo orfanato católico de Tuam, na Irlanda / Imagem: AdoptionRightSalliance

Em 2014, a mulher que inspirou o filme, a irlandesa Philomena Lee, reuniu-se com o papa Francisco, no Vaticano. Atualmente, ela está à frente do "Philomena Project", que tenta ajudar outras mães a encontrarem seus filhos e luta para que o governo irlandês promulgue uma lei que permita consultas a registros de crianças adotadas.

Fonte: Uol e TheSun

54 comentários:

  1. Porque não falam dos vários genocídios promovidos pelos muçulmanos!? Bando de FdP anti Igreja Católica!!! Filhos da PUTA!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por se tratar de um orfanato cuidado por freiras da igreja católica, o que aconteceu tem que ser jogado pra debaixo do tapete? Bando de fdp, são as pessoas que não aceitam seus defeitos. A Igreja, o Vaticano, não estão acima de tudo não!

      Excluir
    2. O fato é histórico.Não tem.nada a ver ser contra igreja católica se bem que são esses alienados que fizeram esse genocidio e ficou escondido pir tanto tempo

      Excluir
    3. Se fizer, vai ter um tapado igual a você defendendo o seu religioso de estimação e reclamando.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. ô, cristão do car%#*, sabia que o cristianismo é uma das piores pragas da Humanidade?!!!!

      Excluir
    6. Religião não define quem tu és e sim tuas atitudes . . . Sou cristã , porém não defendo a igreja ou quem dirige ela. A pessoa pode ser qualquer religião , o que define ela é o RESPEITO que tem na frente das pessoas e o CARATER que tem por trás. Seus pensamentos e a forma de evoluir com o tempo sem prejudicar ou negar ajuda aos outros. Igreja catolica era mais rigida naquela epoca e claro que para as freiras era um absurdo ser mãe solteira. Fundaram aquele orfanato pra ajudar , porém o problema nao era o catolicismo em si e sim quem dirigia o orfanato e ditava as regras. Infelizmente nos deparamos com seres sem sentimento pela vida do proximo , achavamos que aquela epoca era um absurdo porém nos esquecemos de como esta nos dias de hoje . Aborto , estrupo , abandono , roubo , assassinato , violencia , violencia domestica . . . Na verdade naquela epoca ja existia tudo isso porém era jogado por baixo dos tapetes. Muitas mulheres sofriam violencia domestica e tinha muitos casos de aborto. Mas era pouco falado a diferença de la e cá é que hoje sao assuntos abordados com mais frequencia. Sobre religiao nao julgue ninguem ! A ruindade nao esta na biblia e sim nas pessoas e suas atitudes perante o mundo de hoje.

      Excluir
    7. ninguém jogou nada sob o tapete, leia a matéria, os bebes tinham certidão de óbito, que morreram no orfanato, mas não tinham comprovação de enterro, por isto da descoberta da fossa...

      Excluir
    8. Burrito, quem manda vaticano é serpente..

      Excluir
    9. Sejamos dignos, uma coisa nao tira a outra, e os insultos de nada ajudam a esclarecer os fatos, caminhemos para a verdade e para melhorar a raza humana, se ainda podese chamar de "humana".Hugo Soregaroli

      Excluir
    10. Não falam dos genocídios promovidos pelos muçulmanos porque estes não são escondidos como tudo que a igreja católica faz e que só são descobertos anos mais tarde... A igreja católica está tão suja de sangue quanto todas as piores doutrinas religiosas no planeta...

      Excluir
    11. Se cavar qualquer convento vai achar alguma coisa.

      Excluir
    12. Se cavar qualquer convento vai achar alguma coisa.

      Excluir
    13. Isso é o Minimo! a igreja católica inventou tanto tipo de forma de tortura pra matar os cristãos...
      e não vem ninguém me falar que é invenção! só pesquisar sobre a inquisição! é Historia, são fatos!
      http://www.pistissophiah.org/a_verdadeira_historia_igreja.htm

      Excluir
  2. Um dia todos irão prestar contas perante o tribunal de Cristo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será? Tá mais para um crime que nunca terá punição.

      Excluir
    2. Vc que não é tapado deveria ter a resposta seu tapado

      Excluir
    3. Pena que Cristo não passa de um amiguinho imaginário...

      Excluir
    4. +Luciano Moreira - Jesus Cristo é imaginário só na cabeça dos incrédulos, na minha vida e na de milhões de pessoas Ele está vivo. Se o Filho de Deus está morto/inexistente para você, então você está morto para Deus.

      Excluir
    5. Bela resposta. Ele vive !!!!!

      Excluir
    6. Jesus Cristo vive e reinará para sempre na vida daqueles que creêm, e mesmo para aqueles incrédulos, vale saber que ele está no controle de tudo, quer queiramos ou não! Jesus Cristo é o Senhor. Busque-o enquanto se pode acha-lo.

      Excluir
    7. Concordo Pessoas ruins tem em toda religião, mas nessa época as freiras assim como nós tiveram uma conduta errada perante a Bíblia, cada pessoa lê a bíblia e interpreta de sua maneira ou acredita em tudo que o padre ou pastor diz, e este também interpretava a bíblia como quisera, de acordo com seus pensamentos, a verdade é uma só, mas a interpretação real está naqueles que Deus deu o dom do entendimento de cada versículo, mas como acreditar se muitos fingem estar em cristo Jesus, mas é tão pecador quanto nós, devemos respeitar uns aos outros e cada um terá seu destino conforme a vontade de Deus!

      Excluir
  3. Qual o contexto para essas crianças aparecerem nessa cova? Bizarro. Difícil fazer uma perícia forense etc

    ResponderExcluir
  4. Sou cristã católica e me abstenho de julgar porque todos, católicos, evangélicos, ateus, etc, já têm quem os julgue.Lembrando que Deus julga com justiça mas também com misericórdia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ou não existe e não pode julgar ou fez tudo e gosta da obra doentia que fez. Escolha.

      Excluir
  5. Caraca meu, antigamente mts orfanatos eram assim

    ResponderExcluir
  6. Aquelas mulhé de branco é q matou é??!!

    ResponderExcluir
  7. Onde tem ser humano o desastre é certo. Não escapa nenhum dogma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso! O Problema não é a instituição é o fato de ter homens dirigindo e, mesmo que do ponto de vista filosófico a instituição visar a um bom propósito as ações são guiadas por por homens e como tal sujeitas a vaidade, arrogância, intolerância, etc, do homem. Motivações que encontramos nos religiosos, nos políticos (é fácil ver os absurdos cometidos por esquerdistas e pessoal de direita, a história prova) e nos cientistas - os absurdos do nazismo eram sustentados por idéias criadas por sociólogos e psicólogos, transformadas em ações por físicos, médicos e engenheiros, apoiadas por toda uma população e toleradas por políticos (inglaterra, usa, etc, só se manifestaram quando seus interesses estavam em jogo). É! O homem, como diria o poeta o homem traz "as mãos distantes do peito, por que há distância entre intenção e gesto.".

      Excluir
  8. Meu Deus que horror.
    Misericórdia dessa gentes sem coração.

    ResponderExcluir
  9. Meu Deus que horror.
    Misericórdia dessa gentes sem coração.

    ResponderExcluir
  10. Sou católico praticante e por isso sou totalmente contra a qualquer tipo de violência, pessoas que já nasceram com a maldade dentro de si podem estar em todos os lugares e profissões e até nas nossas famílias. Agora, todo tipo de noticia que venha a atacar ou denegrir a imagem da Igreja Católica mesmo que não tenham provas é um prato cheio para os ateus e evangélicos e não estou dizendo que não possa ser verdade, o que acontece é que só o que acham que aconteceu de ruim é destacado pela diabólica rede globo e reforçado pelos ateus que pra mim são um peso morto na terra. Dirijo essas palavras para aquele que colocou essa matéria com a única finalidade de agredir a Igreja Católica. Como percebe-se que você deva ser mais um ateu, porque você não conta também a parte boa para os seus, como por ex que a civilização ocidental é fruto da Igreja Católica, que as Universidades são frutos da Igreja Católica, que os Hospitais e Bibliotecas são também, o método cientifico também, os direitos humanos também, as maiores descobertas os melhores cientistas inclusive a teoria do big bang também o são da Igreja Católica, pesquise melhor e se aprofunde na história da Igreja Católica antes de falar asneiras, é por causa de ateus como você que o mundo esta essa merda e não por causa da Igreja Católica.

    ResponderExcluir
  11. Partindo de religiões e principalmente da igreja católica, não me surpreende nem um pouco...

    ResponderExcluir
  12. Porque os católicos adoram imagens, se na bíblia diz que não se deve adorar? Isso é uma coisa que nunca entendi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vc entender a diferença de adoração e veneração.... vc vai compreender. Adorar somente a Deus, muitos adoram o dinheiro, o sexo, o corpo... e muitos veneram suas mães, seus amigos, seu professor... vc pode ter uma foto de sua mãe e guarda-la com carinho pra se lembrar dela e de suas ações, assim como nós catolicos temos imagens que nos lembram das virtudes daquela pessoa e de sua relação para com o Cristo - Único Mediador entre Deus e os homens!

      Excluir
    2. ...Então entendi a diferença entre um católico e um evangélico, o católico olha e contempla "nós catolicos temos imagens que nos lembram das virtudes daquela pessoa e de sua relação para com o Cristo".
      O evangélico abre a bíblia e estuda as palavras pra ver se tudo o que dizem é verdadeiro e está contido na bíblia.
      Entendi!!!!

      Excluir
  13. Escravos de uma ordem quebrada...ousam olhar para a verdade

    ResponderExcluir
  14. Deus tenha misericórdia, conheço muitas pessoas fazendo e pagando promessas para santos. Isso é venerar?

    ResponderExcluir
  15. A questão aqui não é religião, a questão aqui não é saber se você é católico,evangélico,muçulmano, espírita,israelita ou outra religião qualquer, e sim,se alguém terá a coragem de investigar todo esse infanticídio,chegando a resposta do "porquê" e com isso trazendo as reparações as mães que ainda hoje, buscam respostas....

    E outra coisa que gostaria de deixar registrado aqui é o seguinte..."A religião de cada um é aquela praticada por seu "CORAÇÃO" e sem deixar de acreditar que acima de nós existe um "GRANDE ARQUITETO" que é "DEUS".

    PAZ e SAÚDE .'.

    ResponderExcluir
  16. Eu tô em dúvida se o catolicismo matou mais gente do que o holocausto de Hitler .... e o pior, o catolicismo vai levar milhões de almas para o inferno, porque insiste VEEMENTEMENTE na IDOLATRIA ... Não prega a genuína palavra de Deus sem falar de Maria (QUE NÃO É INTERCESSORA DE NINGUÉM) .... O catolicismo se denomina a religião oficial .... mas isso, só acredita quem não lê a Bíblia e não tem intimidade com o DEUS VIVO! , e digo mais, pode ler lá na sua Bíblia católica mesmo viu. AINDA BEM QUE NÃO TENHO NENHUMA RELIGIÃO ... MAS FAÇO PARTE DE UMA IGREJA SÉRIA E QUE PREGA A ÚNICA VERDADE QUE TODOS PRECISAM SABER; QUE JESUS É O ÚNICO CAMINHO, uma igreja sem adultérios, sem homossexualismo,sem PEDOFILIA, sem leilão para conseguir muito dinheiro como algumas seitas que existem .... Mas acolhemos pessoas que praticam essas coisas, pra amá-las e ajudá-las a sair dessa vida. LEIAM MAIS A BÍBLIA, E QUE DEUS ALCANCE SUAS MENTES E SEUS CORAÇÕES!

    ResponderExcluir
  17. A igreja católica foi uma espécie de mal necessário.

    ResponderExcluir
  18. Eu não consigo entender que alguém deixa de entrar em outros sites para entrar em debates com pessoas que postam sua opinião sobre algo que ocorreu e as ofendem.um chama o outro de burrito,o outro fala que Jesus é um amiguinho imaginário,como se todos tivessem que seguir o que ele pensa,pq foi ele que criou o mundo.Era só explanar sobre os bebês e não ofender quem fez isto.

    ResponderExcluir
  19. Tudo isso tem um culpado e não é o cristianismo. A Santa Igreja Católica nunca foi tão santa assim. Para quem não sabe, o nazismo se utilizou de diversas torturas tiradas dos manuais espanhóis da Santa Inquisição. Pra que inventar se temos como copiar o que já foi criado... Igreja suja e cheia de canalhas. Verdadeira corporação financeira recheada de bandidos que vivem condenando o dinheiro como a raiz de todo mal. A culpa não é do dinheiro pq ele não pensa. A verdade sempre aparece. Como diz o próprio evangelho "busque a verdade que ela vos libertará".

    ResponderExcluir
  20. Maaah_2302, parabéns pelo seu comentário, muito inteligente. Sou católico, e fico muito triste que isso tenha ocorrido dentro a uma unidade pertencente a Igreja. Mas como você mesdo disse, isso não tem nada haver com a religião, mas com as pessoas que administravam o local. Fica o exemplo para amadurecermos cada vez mais e não permitirque essas coisas venham a se repetir no futuro.

    ResponderExcluir
  21. Maaah_2302, parabéns pelo seu comentário, muito inteligente. Sou católico, e fico muito triste que isso tenha ocorrido dentro a uma unidade pertencente a Igreja. Mas como você mesdo disse, isso não tem nada haver com a religião, mas com as pessoas que administravam o local. Fica o exemplo para amadurecermos cada vez mais e não permitirque essas coisas venham a se repetir no futuro.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...