quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

As cidades mais populosas do mundo

Cidades grandes existem em todos os lugares, mas algumas ultrapassam números absurdos de gente vivendo em um mesmo lugar, milhões de pessoas dividindo um pequeno espaço, provocando um verdadeiro congestionamento de pessoas, segue abaixo as cidades mais populosas do mundo, essa lista considera apenas a cidade e não a sua zona metropolitana:

1 - Xangai(China)

Xangai, a maior cidade do mundo

A cidade mais populosa do mundo é Xangai, cidade chinesa com 23 710 000, é o maior centro comercial e financeiro da China.

2 - Pequim(China)

Pequim é a segunda maior cidade do planeta

A capital chinesa é a segunda mais populosa cidade do mundo com seus 20 150 000 habitantes.

3 - Lagos(Nigéria)

Lagos, Nigéria

Lagos é a maior cidade da Nigéria e o mais importante centro financeiro, econômico e mercantil do país, tem 16.060.303 habitantes.

4 - Karachi(Paquistão)

Karachi, Paquistão

Karachi é a cidade mais populosa do Paquistão, é também o centro financeiro, comercial e portuário do país, tem 15.591.000 habitantes.

5 - Istambul(Turquia)

Istambul, Turquia

É a capital da Turquia, lá vivem 13.255.685 pessoas, é a mais populosa da Europa.

6 - Cantão, ou Guangzhou(China)

Guangzhou, China

Guangzhou é a terceira maior cidade da China e é um importante centro portuário do país, tem 12.780.654 habitantes.

7 - Mumbai(Índia)

Mumbai, Índia

É a maior cidade da Índia, Mumbai também é conhecida como Bombaim e tem 12 478 447 habitantes.

8 - São Paulo(Brasil)

São Paulo, a maior cidade brasileira é a oitava do mundo

A capital de São Paulo tem 12 106 920 habitantes.

9 - Moscou(Rússia)

Moscou, capital russa

A capital da Rússia tem 11 979 529 habitantes e é a segunda cidade mais populosa da Europa.

10 - Delhi(Índia)

Déli, Índia

Déli é a segunda maior cidade da Índia e tem 11.007.835 habitantes.

sábado, 17 de fevereiro de 2018

As principais ilhas oceânicas brasileiras

Embora tenha um extenso litoral com mais de 7 mil quilômetros o Brasil não tem muitas ilhas oceânicas e apenas uma de suas principais ilhas é habitada, conheça abaixo as principais ilhas oceânicas brasileiras:

Fernando de Noronha

Fernando de Noronha, o principal arquipélago brasileiro

Fernando de Noronha é o principal arquipélago brasileiro, tem uma área de 26 km², é formado por 21 ilhas, ilhotas e rochedos de origem vulcânica, pertence ao estado de Pernambuco, é a única ilha oceânica brasileira habitada, lá vivem 2930 pessoas.

Trindade e Martim Vaz

A ilha da Trindade é a maior ilha do arquipélago Trindade e Martim Vaz

É formada por duas ilhas principais que estão separadas por 48 km e estão localizadas a 1200 km do estado do Espirito Santo, do qual fazem parte, apenas a ilha de Trindade é habitada, lá está o Posto Oceanográfico da Ilha da Trindade, que pertence a Marinha do Brasil. No total as ilhas somam uma área de 10,4 km².

São Pedro e São Paulo

O Arquipélago de São Pedro e São Paulo / Imagem: Canindé Soares

É um pequeno arquipélago brasileiro pertencente ao estado de Pernambuco. São Pedro e São Paulo está a 987 km de Natal, no Rio Grande do Norte, apenas pesquisadores vivem por lá. A maior altitude dos rochedos é de 18 metros. As ilhas estão sujeitas a abalos sísmicos e a condições severas de mar e vento. A distância entre os pontos extremos é de cerca de 420 m.  A Ilha Belmonte é a maior do arquipélago, tem cerca de 100 m de comprimento por 60 m de largura. Abriga o Farol, a Estação Científica e um atracadouro. É a única que possui alguma vegetação, mas do tipo rasteira e rala.

Atol das Rocas

O Atol das Rocas / Imagem: G1

É uma reserva biológica que está localizada a 267 quilômetros de Natal, tem 3,7 km de comprimento e 2,5 km de largura, é o único atol do Atlântico no hemisfério sul, pertence ao Rio Grande do Norte, fica a apenas 148 km de Fernando de Noronha.

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Conheça os cinco lugares mais altos do Brasil

Todos adoram admirar aquelas belas e gigantes montanhas localizadas em outros países, como os Estados Unidos, o Brasil infelizmente não é um país de grandes altitudes, mas há em nosso território lugares bem altos para conhecer, conheça os cinco lugares mais altos do Brasil:

Pico da Neblina

O Pico da Neblina é o lugar mais alto do Brasil

O Pico da Neblina é o lugar mais alto do Brasil e está localizado no estado do Amazonas na Serra do Imeri, lá foi criado o Parque Nacional do Pico da Neblina, ele tem 2995,30 metros de altitude.

Pico 31 de Março

O 31 de Março pertence ao Brasil e a Venezuela

Também está localizado na Serra do Imeri, no Amazonas, a apenas 687 metros de distância do Pico da Neblina, tem 2.974,18 metros de altitude.

Pico da Bandeira

O Pico da Bandeira / Imagem: Mochilando Com Elas

É o lugar mais alto de Minas Gerais e Espirito Santo e o terceiro do Brasil, tem uma altitude de 2891,32 metros. Ele está localizado no Parque Nacional do Caparaó, na serra do Caparaó.

Pedra da Mina

O Pico Pedra da Mina / Imagem: Dalmo Canina

A Pedra da Mina está localizada entre os estados de Minas Gerais e São Paulo, ela tem 2798,06 metros de altitude.

Pico das Agulhas Negras

Pico das Agulhas Negras / Imagem: ICMBio

É o lugar mais alto do estado do Rio de Janeiro e o quinto do Brasil, está localizado no Parque Nacional de Itatiaia e 2.790, 94 metros. Nesse pico costuma nevar em alguns anos.

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

As cinco maiores estrelas já descobertas

Quem não gosta de admirar um céu bem estrelado com milhares de estrelas, né? E todos já devem ter se perguntado: quais são as maiores estrelas?

As estrelas podem ser tão grandes que o Sol chega a parecer uma lâmpada

Elas são realmente grandes até mesmo mais de mil vezes maiores que o sol, veja abaixo a lista com as cinco maiores estrelas já descobertas:

1-> UY Scuti

UY Scuti, a maior de todas as estrelas já descobertas

UY Scuti é uma supergigante vermelha localizada na constelação de Scutum, está a cerca de 9.500 anos-luz da Terra. A estrela tem um raio 1.708 vezes maior que o nosso Sol, o que dá cerca de 2,3 bilhões de quilômetros, tem 5 bilhões de vezes o tamanho do Sol.

2-> NML Cygni

NML Cygni é 1650 vezes maior que o Sol

NML Cygni é uma hipergigante vermelha, é 1 650 vezes maior que o Sol e está a 5300 anos-luz de distância da Terra. Está na constelação de Cygnus.

3-> WOH G64

WOH G64 é um hipergigante vermelha que está a 163 mil anos-luz de distância

WOH G64 é uma hipergigante vermelha localizada na Grande Nuvem de Magalhães, seu raio é 1 540 vezes maior que o do Sol. Ela está a 163 mil anos-luz de distância.

4-> RW Cephei

RW Cephei é 1535 vezes maior que o Sol

RW Cephei é uma hipergigante vermelha de classe m, está localizada na constelação de Cepheus, ela é 1535 vezes maior que o Sol e está a 11.420 anos-luz.

5-> Westerlund 1-26

Westerlund 1-26 é tida por muitos como a maior de todas as estrelas

Westerlund 1-26 é uma supergigante vermelha que está localizada na constelação de Ara a 11 500 anos-luz de distância da Terra. Seu tamanho é estimado entre 1530 e 2544 raios solares, o que faz com que muitos defendam que ela é a maior de todas as estrelas, no entanto essa estimativa ainda não foi confirmada.

sábado, 10 de fevereiro de 2018

O Caso dos Meninos Emasculados, o maníaco que matava e amputava o pênis de meninos

Uma história de horrores, crueldade, fruto de uma mente psicopata, Francisco das  Chagas, o maníaco que estuprou, matou e mutilou decepando orelhas, dedos e o pênis de 42 meninos no Maranhão e Pará entre os anos de 1991 e 2003. O caso ficou internacionalmente conhecido como o 'Caso dos Meninos Emasculados'.

Francisco das Chagas Rodrigues de Brito estuprou, matou e mutilou dezenas de meninos no MA e PA

Nascido no interior do Maranhão, morou na cidade paraense de Altamira, lá teria assassinado 12 garotos, outros três sobreviveram, arrastando-se da mata ensanguentados. Mas ficarão marcados para sempre pela emasculação(amputação do pênis). Depois, de volta ao Maranhão, Chagas foi morar em São Luis. Atacava pela vizinhança. Teria começado em 1991. E teria seguido, sem levantar suspeitas, durante oito anos. Uma das vítimas, o menino Daniel, de apenas 4 anos, foi retirado de dentro de casa enquanto o pai dormia. Chagas chegou a atuar como voluntário na reconstituição realizada pela polícia.

Chagas só foi preso em dezembro de 2003, após a morte de um garoto de 15 anos que morava perto de seu trabalho. Ele havia chamado Jonnathan Vieira para catar açaí na mata. Antes de sair, o menino avisou à irmã mais velha para onde e com quem iria. Quando a polícia começou a investigar o desaparecimento de Jonnathan, Chagas tornou-se o principal suspeito. Em sua casa, os investigadores descobriram cadáveres de outras vítimas, inclusive Daniel.

Francisco das Chagas preso por matar e mutilar 42 garotos

A polícia não imaginou se tratar de  um assassino em série e teve dificuldade em provar a culpa de Chagas nos outros assassinatos, precisou da ajuda da pesquisadora Ilana Casoy, do Núcleo Forense do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas (HC), em São Paulo. Ela traçou o perfil psicológico do provável homicida e comparou-o com o de Chagas.

Suas vitimas eram sempre meninos, de no máximo 15 anos. Segundo os peritos, ele extraía os órgãos genitais dos meninos com uma faca. Antes estrangulava os meninos até que desmaiassem e abusava sexualmente deles. A morte se dava no estrangulamento ou depois, por hemorragia. Segundo o inquérito policial, Francisco levava os garotos para matas fechadas, convencendo-os a colher frutos ou caçar passarinhos. Depois de matá-los, realizava um estranho ritual. Com um cone feito de folhas verdes, coletava sangue no ferimento da emasculação. Caso fosse necessário, fazia novos furos no corpo até encher o cone. Desenhava uma cruz no chão e a cobria com o sangue do menino morto. O órgão masculino era envolto num pedaço da camisa da vítima e jogado na água. Podia ser um rio, lagoa ou mar. Não raro, pequenos pedaços do corpo também eram amputados: orelhas, dedos, panturrilhas, mãos ou mamilos. O cadáver era coberto com folhas de tucum, sempre tucum - uma espécie de palmeira espinhenta comum na região.

Francisco das Chagas Rodrigues de Brito

Chagas não fazia o tipo esquisito. "Era querido na vizinhança pobre onde morava. Solícito, ele levava os doentes aos hospitais, comprava remédio, ajudava a limpar o terreno do vizinho. Já tinha se candidatado a presidente da associação dos moradores quando foi descoberto", diz a psicóloga Maria Adelaide de Freitas Caires, também do Núcleo Forense do HC. Ela fez o laudo psicológico de Chagas. A psicóloga atestou que Chagas tinha, até certo ponto, consciência de seus atos. No primeiro julgamento, por quatro votos a três, o júri o considerou semi-imputável. Isso significa que ele é juridicamente responsável por seus atos, mas pode ter redução de até dois terços da pena, o que não fará muita diferença devido ao grande número de vitimas.

Chagas disse ter tido uma infância difícil, pobre, primeiro seu pai abandonou a família, logo depois sua mãe morreu quando ele tinha 4 anos e após isso foi morar com a avó, onde apanhava muito e foi abusado sexualmente três vezes por um rapaz.

Inteligente

Uma característica de Chagas é a inteligência. Ele concluiu apenas a primeira parte do ensino fundamental (a antiga 4ª série primária). Mesmo assim, fala com desenvoltura e um universo vocabular acima da média de seu grupo social. O teste de coeficiente de inteligência (QI) indicou pontuação de 105 - um nível considerado excelente para quem tem seu histórico.

Seita macabra

A polícia do Pará acredita na participação de Chagas em 19 crimes, incluindo mortes, mutilações e tentativas de violação, no estado, e não apenas 12. Os paraenses suspeitam que Chagas fazia parte de uma seita chamada L.U.S, seis membros dessa seita foram condenados por matar garotos e mutilá-los em rituais de magia negra. Chagas disse que conhecia apenas de vista um dos membros da seita condenado pelas mortes no Pará.

Ele já foi condenado a quase 400 anos de prisão

Embora tenha estuprado algumas de suas vitimas Francisco das Chagas disse em entrevista à revista Época que não é homossexual e que se chateia ao o chamarem disso:

"--Eu não sou homossexual. Eu me sinto muito revoltado quando me chamam disso. Eu gosto é de mulher, meu negócio é mulher. Isso aí não importa. Eu não praticava sexo com a vítima. Isso não é verdade.", disse à revista Época.

Francisco das Chagas já foi condenado a quase 400 anos de prisão.

quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

Quatro crianças com os olhos mais incríveis do mundo

Olhos azuis e verdes são bonitos mas os dessas crianças são incríveis e os motivos de eles existirem nessas crianças são geralmente mutação genética ou doença genética, veja:

Essa garotinha indonésia pertence ao povo Lamno, as pessoas dessa comunidade da Indonésia possuem olhos azuis e são descendentes de portugueses.

Garotinha da comunidade Lamno, na Indonésia

A chinesinha Chen Guixiu nasceu com olhos azuis, mas os pais tem olhos castanhos e não há qualquer registro na família de olhos azuis. Mas ao invés de elogios à beleza, Chen tem sido tratada de forma preconceituosa, os vizinhos a tratam com distância e, pelas suas costas, chamam a criança de "aberração" e "ET". Além de olhos azuis, Chen é surda e tem grande dificuldade de fazer amizades por causa da cor dos olhos. Os médicos não  tem explicação do porque Chen ter olhos azuis.

Chen Guixiu, chinesa com olhos azuis

Este é Theuns, um menino africano do Zimbábue, em 2012 ele se tornou famoso após ter sua foto publicada em uma revista pela fotografa Vanessa Bristow e seus incríveis olhos azuis chamarem a atenção, afinal como poderia um africano sem descendentes europeus ter olhos azuis? Ele é portador da Síndrome de Waardenburg, doença genética que tem como características causar olhos azuis, olhos com cores diferentes, mechas brancas no cabelo, alterações na pigmentação da pele e, principalmente, surdez.

Theuns tem Síndrome de Waardenburg / Imagem: Vanessa Bristow

Nong Youhui é um garotinho chinês que tem 'olhos de gato", eles tem um brilho entre o verde e o azul assim como os felinos, brilham no escuro, principalmente quando lançado luz em sua direção, e também consegue ver no escuro.

Nong Youhui tem olhos de gato

Além disso, por ter muita sensibilidade, na luz do sol a visão fica ofuscada. Nong é chamado na escola de cat-boy(menino-gato).

quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

O Casarão da Serra Negra, a lenda de um dos mais temidos coronéis do nordeste

Você talvez nunca tenha ouvido falar de Luís Carlos Pereira de Abreu Bacelar, mas ele foi um dos maiores coronéis do nordeste durante o Brasil colônia, Luis Carlos viveu no Piauí e sua história é um grande mistério que vamos revelar para você neste texto.

Um coronel temido por todos, escravagista, macabro e cruel, assim era Luis Carlos, ele era membro da junta governativa do Piauí, vivia em sua fazenda, chamada Serra Negra, localizada no hoje município de Santa Cruz dos Milagres, vizinha a então capital do Piauí, Oeiras, lá construiu um grande casarão que hoje as pessoas da região dizem ser mal assombrado pelas almas dos escravos que possuía e torturava, além de inimigos que, de tamanha crueldade, segundo lendas locais, ele dava para onças comerem ou jogava em um poço.

O casarão na fazenda Serra Negra, lugar reúne lendas de um dos mais temidos coronéis do nordeste

As lendas sobre Luis Carlos indicam que ele era  tão perverso que o nome da fazenda Serra Negra vem de uma de suas crueldades, segundo a lenda Luis Carlos serrou, ainda viva, em um ritual de tortura, uma escrava negra que fugiu após lhe negar caricias exclusivas.

“Eu não fico aí dentro. Aí tem fantasma dos negros que foram torturados”, disse um funcionário da prefeitura de Santa Cruz dos Milagres ao visitar a casa.

O casarão da fazenda Serra Negra, lugar está abandonado

Acredita-se que o casarão foi construído no século 18(1766), tem paredes de quase um metro de largura e madeiramento de telhado de carnaúba, característica das construções da época.

Inscrição em pedra do casarão indica que a construção foi feita em 1766

Em frente ao casarão, do outro lado da estrada de terra da fazenda, existem ruínas de pedra que para a população local era um antigo curral de criação de onças. Segundo contam lendas locais, o dono da fazenda criava ali animais selvagens para intimidar eventuais levantes de escravos rebeldes e punir condenados.

Ruínas de pedras na fazenda Serra Negra pode ter sido um curral para criação de onças
ou uma muralha para servir como proteção para a casa

Mas segundo estudos do arqueólogo Abrahão Sanderson, da UFPI, as ruínas de pedra eram fortificações para garantir segurança contra eventuais ataques à propriedade em tempos nos quais disputas de territórios – e questões pessoais- eram resolvidas na bala. Segundo ele, há documentos que demonstram que Luís Carlos mantinha ali dezenas de homens fortemente armados.

O interior do casarão

Sobre ele pairam também histórias de assombração de um tempo de forte presença da Inquisição nas colônias portuguesas. Na casa da Serra Negra há uma capela dedicada a uma santa, que teria sido trazida de Portugal, e que se transformou em Santuário de Santana, até hoje cultuada no casarão.

O casarão da Serra Negra, as pessoas acreditam que o casarão é mal assombrado por espíritos dos escravos torturados por Luis Carlos ou ele mesmo, inclusive gritos já foram ouvidos no local na escuridão da noite

Contam as lendas regionais, no entanto, que o próprio Luís Carlos tinha pacto com o demônio. E que na propriedade teriam ocorrido rituais de bruxaria.

Quando morreu, assassinado em uma emboscada, o corpo do coronel sumiu durante o transporte para o enterro. Teria sido levado por adeptos de uma seita secreta que abordaram os escravos que o levavam em uma rede pela estrada. Jamais foi encontrada a sepultura de Luís Carlos.

Casarão da fazenda Serra Negra, lugar de muitos mistérios

Descendente diz que Luis Carlos é herói

Mas se as lendas dizem que Luis Carlos era cruel e satânico não é o que pensa um de seus descendentes, Lossian Barbosa Bacelar, professor do IFPI, diz que Luis Carlos não era nada disso e que, na verdade, ele é um herói:

"--Nas fontes primárias nunca li qualquer relato sobre torturas. Alguns escravos de Luís Carlos eram seus companheiros de armas. Como jovem capitão das milícias foi preso em São Luís-MA junto com alguns deles. Um escravo amigo de Luís Carlos, enviado por sua mãe, morreu nas mãos dos soldados do governador. O único registro concreto de valentia de Luís Carlos, registrado pelo Governador D. João de Amorim Pereira, foi ter prendido alguém que surrou um de seus escravos. O Regente Dom João legitimou três filhos que Luís Carlos teve com a mestiça Narcisa Pereira e, ao falecer, Luís Carlos deixou testamento igualitário entre eles e os dois outros filhos nobres do casamento que teve com Luzia Perpétua Carneiro de Souto Maior Bacelar. Luís Carlos foi um desaparecido político. Foi o homem que libertou o Piauí do Estado do Maranhão em 1811, tendo sido o seu primeiro governante, de fato e de direito. Seus filhos naturais foram perseguidos e, alguns, mortos. Seu testamento foi anulado e, o seu inventário, desfeito. O sistema escravocrata precisava demonizá-lo. Foi a “Maldição de Cam” do meio norte brasileiro. A verdade sobre Luís Carlos e seus descendentes naturais aparecerá agora. É uma história heroica, mas com sofrimento excessivo. Fica muito triste. O casarão foi um quartel e ao mesmo tempo, casa de Luís Carlos, o qual era, literalmente, um autêntico senhor feudal."

Um patrimônio histórico de valor inestimável, o local está abandonado

Se Luis Carlos é herói ou não talvez nunca teremos certeza, mas nas lendas populares ele deve continuar sendo lembrado como um homem cruel e macabro.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...