A Desciclopédia(Uncyclopedia) é representada em sua logo por uma batata oca |
Quem criou a Desciclopédia, que em inglês chama-se Uncyclopedia, foi o americano Jonathan Huang. Ele criou a Uncyclopedia em 5 de janeiro de 2005 e contou com a ajuda de um parceiro chamado Stillwaters(que na Desciclopédia brasileira chamam de Doutor Roberto). O site é mantido através de doações. E qualquer um pode editar artigos na Uncyclopedia(Desciclopédia). A imagem que representa a Desciclopédia(Uncyclopedia) é uma batata oca formada por um quebra-cabeça. Não se sabe muito sobre Jonathan Huang, apenas que ele é americano e nasceu em 24 de outubro de 1985, em Seatle, Washington, Estados Unidos. Ele é conhecido na internet pelo nome de usuário Chronarion.
Segundo o pessoal da Desciclopédia, o homem nesta montagem é Jonathan Huang, criador da Desciclopédia. Mas não se sabe se realmente é o verdadeiro Jonathan Huang. |
A Desciclopédia(Uncyclopedia) foi comprada em Julho de 2006 pela Wikia(hoje conhecida como Fandom).
A Desciclopédia já confundiu muita gente, incluindo políticos, que não perceberam que se tratava de um site satírico. Por exemplo, o deputado federal pelo Tocantins, Ângelo Agnolin propôs um projeto de lei para censurar a internet e usou como uma das justificativas o fato de o Tocantins ser ofendido em um artigo da Desciclopédia. Nas eleições estaduais no Maranhão em 2010, Roseana Sarney usou a Desciclopédia como fonte de informações verdadeiras para dizer que seus adversários estavam ofendendo ela e o Maranhão na internet.
Nas eleições de 2010, campanha de Roseana Sarney usou artigo da Desciclopédia para dizer que seus adversários estavam ofendendo o Maranhão na internet. |
A Uncyclopedia já está disponível em mais de 75 idiomas. A versão em português da Uncyclopedia, chamada de Desciclopédia, foi criada em 7 de agosto de 2005 e é a maior de todas as versões tendo mais de 56 mil artigos, a versão em inglês é a segunda maior e tem mais de 35 mil artigos.
O slogan da Desciclopédia(Uncyclopedia) é "A enciclopédia livre de conteúdo que qualquer um pode editar.", parodiando a Wikipédia, cujo slogan é "A enciclopédia livre que todos podem editar".
Nenhum comentário:
Postar um comentário