Nevoeiro assassino matou mais de 12 mil em Londres |
No dia 5 de dezembro de 1952 uma nevoa cobriu a cidade de Londres, mas tudo começou um pouco antes quando uma frente fria chegou a cidade fazendo com que a população queimasse mais carvão que o normal, a inversão térmica e o ar frio fizeram o ar ficar carregado da poluição do carvão. Para piorar, o carvão de melhor qualidade havia sido exportado por problemas financeiros pós-II Guerra e sobrou só o pior de todos.
Nevoeiro em Londres |
Estranhamente os hospitais começaram a receber muitas pessoas doentes e as mortes começaram. Em apenas duas semanas, 4 mil pessoas haviam morrido, a maioria das vítimas crianças e idosos. Os mortos apresentavam como principais sintomas infecções agudas nos pulmões, broncopneumonia ou bronquite aguda.
Nevoeiro assassino matou mais de 12 mil em Londres |
Não havia como se proteger, pois a nevoa facilmente invadia os ambientes.
Nas semanas seguintes mais 8 mil pessoas morreram.
Quatro anos depois o governo aprovou a chamada "Lei do Ar Limpo", para evitar novos incidentes do tipo.
Londres coberta por nevoa |
Mais de seis décadas depois os cientistas ainda não sabiam explicar o que aconteceu. Mas em 2016 uma pesquisa da Universidade do Texas concluiu que o que aconteceu foi que o dióxido de nitrogênio converteu o relativamente benigno dióxido de enxofre em ácido sulfúrico letal.
Nevoeiros são comuns em Londres |
Segundo a pesquisa, coisas semelhantes estão acontecendo nas cidades mais poluídas da China, embora de forma menos mortal pelo carvão ser de melhor qualidade. Por isso, a névoa chinesa atual é neutra, enquanto a londrina era altamente ácida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário