Voo Air France 447, 2009, 228 mortos
Destroços do Air France 447 |
O mas letal de todos os desastres aéreos do Brasil foi o Voo Air France 447, que caiu no Oceano Atlântico, no dia 1 de junho de 2009. Ele saiu do Galeão, no Rio de Janeiro com destino a Paris, mas desapareceu dos radares. As causas foram o congelamento dos pitots, causando medições erradas de velocidades, e "uma reação inapropriada da tripulação depois da perda momentânea das indicações de velocidade".
Voo TAM 3054, 2007, 199 mortos
A calda do avião da TAM que se chocou com um prédio em Congonhas em 2007 |
No dia 17 de julho de 2007 o Voo TAM 3054, operado num Airbus A320, saiu de Porto Alegre com destino a São Paulo, ao pousar no Aeroporto de Congonhas não conseguiu parar, saiu da pista e se chocou contra um prédio da própria TAM, morreram 199 pessoas, sendo 12 em solo. As causas foram o erro dos pilotos, que configuraram irregularmente os manetes(aceleradores), um ficou acelerando e o outro desacelerando, o que fez com que a aeronave ficasse desgovernada, a falta de groovings(ranhuras) na pista de Congonhas e autonomia excessiva aplicada aos computadores da aeronave.
Voo Gol 1907, 2006, 154 mortos
O Voo Gol 1907, um Boeing 737-800, saiu de Manaus com destino o Rio de Janeiro, mas quando estava sobre o Mato Grosso colidiu no ar com um jato Legacy que ia para os Estados Unidos, o Boeing caiu e todas as pessoas a bordo morreram, o jato Legacy fez um pouso de emergência em uma base da Força Aérea no Pará e todos os 7 ocupantes saíram ilesos. O acidente ocorreu no dia 29 de setembro de 2006 e foi causado porque os controladores de voo erraram nas orientações para os pilotos do Legacy, que foram orientados a viajar na altitude e rota em que o Boeing viajava e porque os pilotos do Legacy não perceberem que o transponder foi desligado, desativando assim o sistema anticolisão
Voo VASP 168, 1982, 137 mortos
Já em 23 de novembro de 1961 o Voo Aerolíneas Argentinas 322, um Comet 4, caiu logo após decolar em Viracopos, Campinas, e matou os 52 ocupantes.
Destroços do avião da Gol em meio a floresta |
O Voo Gol 1907, um Boeing 737-800, saiu de Manaus com destino o Rio de Janeiro, mas quando estava sobre o Mato Grosso colidiu no ar com um jato Legacy que ia para os Estados Unidos, o Boeing caiu e todas as pessoas a bordo morreram, o jato Legacy fez um pouso de emergência em uma base da Força Aérea no Pará e todos os 7 ocupantes saíram ilesos. O acidente ocorreu no dia 29 de setembro de 2006 e foi causado porque os controladores de voo erraram nas orientações para os pilotos do Legacy, que foram orientados a viajar na altitude e rota em que o Boeing viajava e porque os pilotos do Legacy não perceberem que o transponder foi desligado, desativando assim o sistema anticolisão
Voo VASP 168, 1982, 137 mortos
No dia 8 de junho de 1982 o Voo VASP 168, um boeing 727-200 da Vasp, que ia de São Paulo para Fortaleza ao se aproximar da capital cearense para pousar chocou-se contra a Serra da Aratana, no município de Pacatuba. A tragédia matou 137 pessoas. O acidente ocorreu porque o comandante pediu ao controle aéreo para deixar o nível de cruzeiro a 253 km de Fortaleza, sendo que só poderia fazer isso a 159 km, autorizado a baixar, o avião acabou colidindo com a Serra da Aratanha às 02h53, todos morreram, entre eles o empresário Edison Queiróz, dono de um grande grupo empresarial do qual faz parte empresas famosas como Esmaltec, Nacional Gás, Indaiá e as tvs Verdes Mares e Diário.
O Voo 402, da TAM, que ia de São Paulo para o Rio de Janeiro caiu logo após decolar no Aeroporto de Congonhas. Após decolar, o avião, um Fokker-100, perdeu altura, inclinou-se para a direita e bateu com a asa direita em um prédio de três andares e caiu sobre casas e explodiu às 8h27 da manhã. Morreram 99 pessoas, sendo 96 pessoas a bordo e 3 em terra. O acidente ocorreu por causa de uma falha no reversor(freio aerodinâmico) da asa direita do avião, que abriu durante a decolagem, quando deve ocorrer apenas em pousos.
Real Transportes Aéreos, 1960, 61 mortos
Ocorreu em 25 de fevereiro de 1960 quando um DC-6 da Marinha dos Estados Unidos vinha de Buenos Aires com 38 ocupantes a bordo, por volta de 13h30 da tarde, ao chegar ao Rio de Janeiro para pousar no Aeroporto do Galeão, colidiu no ar com um DC-3 da Real Transportes Aéreos, que vinha com 26 pessoas a bordo e pousaria no Santos Dumont, 35 dos 38 ocupantes do avião americano e todos os ocupantes do avião da Real morreram, deixando um total de 61 mortos. Essa tragédia foi ainda mais marcante porque o presidente dos Estados Unidos, Dwight Eisenhower, estava no Brasil e o avião americano trazia 19 membros da United States Navy Band que se apresentariam na visita do presidente.
Além destes ocorreram vários outros acidentes aéreos com pelo menos 50 mortes, todos entre 1950 e 1980, veja abaixo:
Em 28 de julho 1950 o Voo 099, da Panair do Brasil, operado em um avião Constellation, que saiu do Rio de Janeiro com destino a Porto Alegre, se chocou contra um morro no município de Sapucaia do Sul e explodiu, morreram 50 pessoas.
Em 29 de abril de 1952 o Voo Pan Am 202, da Pan Am, operado em um avião Boeing 377, que saiu de Buenos Aires com destino a Nova York, caiu no Pará durante a madrugada e matou todos os 50 ocupantes da aeronave.
O Voo REAL Transportes Aéreos 435, operado em um Convair 340, que ia de Belo Horizonte para o Rio de Janeiro, caiu misteriosamente na Baia de Guanabara, no Rio de Janeiro, no dia 24 de junho de 1960 matando todos os 54 ocupantes.
Voo TAM 402(Fokker-100), 1996, 99 mortos
Local em que o Fokker-100 caiu e explodiu em São Paulo |
O Voo 402, da TAM, que ia de São Paulo para o Rio de Janeiro caiu logo após decolar no Aeroporto de Congonhas. Após decolar, o avião, um Fokker-100, perdeu altura, inclinou-se para a direita e bateu com a asa direita em um prédio de três andares e caiu sobre casas e explodiu às 8h27 da manhã. Morreram 99 pessoas, sendo 96 pessoas a bordo e 3 em terra. O acidente ocorreu por causa de uma falha no reversor(freio aerodinâmico) da asa direita do avião, que abriu durante a decolagem, quando deve ocorrer apenas em pousos.
Modelos dos aviões Douglas que se chocaram em 1960 no Rio de Janeiro, o de cima é o DC-3 e o de baixo o DC-6 |
Ocorreu em 25 de fevereiro de 1960 quando um DC-6 da Marinha dos Estados Unidos vinha de Buenos Aires com 38 ocupantes a bordo, por volta de 13h30 da tarde, ao chegar ao Rio de Janeiro para pousar no Aeroporto do Galeão, colidiu no ar com um DC-3 da Real Transportes Aéreos, que vinha com 26 pessoas a bordo e pousaria no Santos Dumont, 35 dos 38 ocupantes do avião americano e todos os ocupantes do avião da Real morreram, deixando um total de 61 mortos. Essa tragédia foi ainda mais marcante porque o presidente dos Estados Unidos, Dwight Eisenhower, estava no Brasil e o avião americano trazia 19 membros da United States Navy Band que se apresentariam na visita do presidente.
Além destes ocorreram vários outros acidentes aéreos com pelo menos 50 mortes, todos entre 1950 e 1980, veja abaixo:
Em 28 de julho 1950 o Voo 099, da Panair do Brasil, operado em um avião Constellation, que saiu do Rio de Janeiro com destino a Porto Alegre, se chocou contra um morro no município de Sapucaia do Sul e explodiu, morreram 50 pessoas.
Em 29 de abril de 1952 o Voo Pan Am 202, da Pan Am, operado em um avião Boeing 377, que saiu de Buenos Aires com destino a Nova York, caiu no Pará durante a madrugada e matou todos os 50 ocupantes da aeronave.
Em 14 de dezembro de 1962 um Lockheed Constellation, da Panair do Brasil, caiu próximo a Manaus e matou 50 pessoas.
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