Habitantes da Ilha de Sentinela do Norte |
O povo que vive em Sentinela do Norte habita a ilha a cerca de 60 mil anos e são conhecidos há séculos, mas ninguém conseguiu contato com os habitantes da ilha, que não permitem ninguém se aproximar.
Os sentinelenses são o povo mais isolado do mundo |
Armados com arco e flechas eles não permitem que ninguém se aproxime |
Após o tsunami ocorrido em 2004 o governo da Índia enviou equipe em helicóptero para avaliar a situação na ilha, mas foram recebidos com flechadas e pedradas.
Quase ninguém conseguiu contato com esse povo hostil e muitos dos que conseguiram pisar na ilha foram mortos |
Mas houve quem tenha conseguido contato com os sentinelenses, como são chamados. Em 1991, a antropóloga indiana Madhumala Chattopadhyay conseguiu estabelecer um breve contato após várias incursões à ilha, mas o projeto acabou sendo suspenso para proteger a tribo. Depois dessas tentativas, a população local voltou a se fechar e, desde então, nunca mais permitiu qualquer aproximação de “forasteiros”.
Madhumala Chattopadhyay foi uma das poucas pessoas a ter contato com os habitantes de Sentinela do Norte |
Devido ao comportamento hostil da tribo a visitantes o governo da Índia estabeleceu um perímetro de segurança de três milhas ao redor da ilha para que ninguém se aproxime.
Localização da Ilha de Sentinela do Norte no Oceano Indico |
Em 2006 dois pescadores resolveram desrespeitar o perímetro de segurança e foram até a ilha, mas acabaram mortos pela tribo. O último incidente envolvendo o povo de Sentinela do Norte ocorreu em Novembro de 2018, quando um missionário americano foi até a ilha e ao desembarcar recebeu uma chuva de flechas e morreu, ele foi até a ilha tentar evangelizar os habitantes.
A inexplorada ilha de Sentinela do Norte |
Como não permitem contato sabe-se pouco sobre os habitantes da ilha de Sentinela do Norte, apenas que andam nus e que usam armas de pedra e madeira, o que lhes valeu a alcunha de “povo da Idade da Pedra”. Existe também a possibilidade de que sejam canibais, já que os povos que habitavam outras ilhas do arquipélago usavam ossos humanos como bijuterias, mas sem contato com esse povo nada pode ser comprovado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário