O gigante Hindenburg pegando fogo no ar |
O gigante dirigível Hindenburg |
O Hindenburg sobrevoando Nova York |
Um simbolo da engenharia nazista alemã, o dirigível Hindenburg tinha 245 metros de comprimento e 41 metros de largura e podia viajar a uma velocidade de até 135 quilômetros por hora. Era preenchido por 200 mil metros cúbicos de hidrogênio, que é um gás inflamável.
Hindenburg |
O desastre
Os três dias de voo entre Frankfurt e Nova Jersey ocorreram sem problemas, mas quando o dirigível se preparava para pousar começou a pegar fogo na cauda e se espalhou rapidamente consumindo o dirigível em menos de um minuto.
O desespero tomou conta dos passageiros e muitos se jogaram de lá de cima, mas a maioria esperou que o dirigível tocasse o chão para saírem.
Apesar do desastre, das 97 pessoas que estavam a bordo 62 sobreviveram, 35 morreram, além de um homem que estava no chão, a cachorra que estava a bordo também morreu.
A causa
Até hoje ninguém sabe ao certo o que aconteceu, mas uma das explicações mais aceitas é a de que o fogo foi iniciado por uma faísca causada pela energia estática acumulada na lona por conta do atrito com o ar. Testemunhas disseram ter visto sinais de algo errado com o dirigível cerca de 25 minutos depois de o Hindenburg iniciar o procedimento de pouso, uma espécie de aura brilhante começou a ser notada na traseira da aeronave, e a suspeita é de que se tratava de energia estática acumulada ou o início do incêndio propriamente dito.
Veja um vídeo do desastre de Hindenburg aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário