Nordeste sofre com secas |
As explicações não são um consenso, mas há algumas explicações, uma delas é que os ventos úmidos não conseguem chegar ao interior do nordeste, outra é o El Niño, já para outros estudiosos é a junção de vários fatores.
Animais não resistem e sucumbem a seca no nordeste |
Na primeira explicação, os ventos úmidos que vem do oceano Atlântico são muito fracos e não conseguem passar da faixa litorânea da região, além de fracos outro motivo para não chegarem ao interior é a existência de planaltos, como o da Borborema, que tem mais de mil metros de altitude e fica no leste da região. Nem mesmo os ventos úmidos da Amazônia chegam ao interior do nordeste, chegam no máximo ao oeste do Maranhão. Já as frentes frias ficam presas no sul e sudeste do Brasil.
Pico do Papagaio, em Pernambuco, no planalto da Borborema, um dos lugares mais altos do nordeste, o planalto é apontado por muitos como um dos causadores da seca no semiárido nordestino |
Já na segunda explicação, o El Niño é o responsável pela seca, o El Niño ocorre quando há o aquecimento das aguas do oceano Pacífico, o que provoca chuva na região sul e seca no nordeste. Já quando ocorre o La Niña, que é o resfriamento das águas do Pacifico, ocorrem chuvas no nordeste e seca no sul.
O semiárido nordestino |
Além disso no nordeste não há grandes rios ou lagos que pudessem formar grandes nuvens que provocassem chuvas.
O nordeste convive com secas periódicas |
Seja lá qual for a real explicação para as secas no nordeste, um fato é que ao longo de séculos as autoridade e governos pouco tem feito para solucionar os problemas da seca na região.
Nenhum comentário:
Postar um comentário