segunda-feira, 5 de abril de 2021

Mural de 3,2 mil anos é descoberto no Peru

Um mural pré-hispânico de cerca de 3,2 mil anos atrás foi encontrado por arqueólogos no norte do Peru. O mural foi encontrado em um terreno agrícola onde ficava um centro cerimonial e foi parcialmente destruído por agricultores que plantavam abacates e cana de açúcar no terreno.

"Encontramos casualmente um mural de mais de 3,2 mil anos de idade em uma 'huaca' pré-hispânica, situada em um terreno agrícola da região de La Libertad", disse o arqueólogo Feren Castillo.

Mural pré-hispânico encontrado no Peru

A pintura fica sobre um fundo branco e os desenhos das figuras se destacam pelas cores ocre, amarela, cinza e branca.

"O mural com a figura de uma aranha com uma faca se encontra em um edifício de aproximadamente 15 metros de diâmetro por 5 metros de altura'", detalhou Castillo.

A aranha é uma divindade própria da cultura Cupisnique e aparece com mais frequência em seus vasos e pratos de pedra. A imagem é associada à fertilidade.

Mural pré-hispânico encontrado no Peru

A cultura Cupisnique foi descoberta em 1930 por Rafael Larco, essa cultura antiga se desenvolveu durante a Época Formativa, há 3 mil anos, nos vales de Virú e na região de Lambayeque.

"Uma das evidências desta estrutura arqueológica é que sua localização é estratégica por estar perto do rio. A iconografia que estamos observando a olho nu, porque ainda não foram feitas pesquisas, é que foi um templo dedicado às divindades da água", disse o arqueólogo Régulo Franco.

Régulo Franco é conhecido por ter encontrado o fardo funerário da Senhora de Cao, uma das mulheres mais poderosas do período pré-hispânico.

A descoberta do mural foi feita por acaso em um terreno agrícola em um vale na província de Virú, na região de La Libertad, a 500 km ao norte de Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...