sábado, 17 de fevereiro de 2018

As principais ilhas oceânicas brasileiras

Embora tenha um extenso litoral com mais de 7 mil quilômetros o Brasil não tem muitas ilhas oceânicas e apenas uma de suas principais ilhas é habitada, conheça abaixo as principais ilhas oceânicas brasileiras:

Fernando de Noronha

Fernando de Noronha, o principal arquipélago brasileiro

Fernando de Noronha é o principal arquipélago brasileiro, tem uma área de 26 km², é formado por 21 ilhas, ilhotas e rochedos de origem vulcânica, pertence ao estado de Pernambuco, é a única ilha oceânica brasileira habitada, lá vivem 2930 pessoas.

Trindade e Martim Vaz

A ilha da Trindade é a maior ilha do arquipélago Trindade e Martim Vaz

É formada por duas ilhas principais que estão separadas por 48 km e estão localizadas a 1200 km do estado do Espirito Santo, do qual fazem parte, apenas a ilha de Trindade é habitada, lá está o Posto Oceanográfico da Ilha da Trindade, que pertence a Marinha do Brasil. No total as ilhas somam uma área de 10,4 km².

São Pedro e São Paulo

O Arquipélago de São Pedro e São Paulo / Imagem: Canindé Soares

É um pequeno arquipélago brasileiro pertencente ao estado de Pernambuco. São Pedro e São Paulo está a 987 km de Natal, no Rio Grande do Norte, apenas pesquisadores vivem por lá. A maior altitude dos rochedos é de 18 metros. As ilhas estão sujeitas a abalos sísmicos e a condições severas de mar e vento. A distância entre os pontos extremos é de cerca de 420 m.  A Ilha Belmonte é a maior do arquipélago, tem cerca de 100 m de comprimento por 60 m de largura. Abriga o Farol, a Estação Científica e um atracadouro. É a única que possui alguma vegetação, mas do tipo rasteira e rala.

Atol das Rocas

O Atol das Rocas / Imagem: G1

É uma reserva biológica que está localizada a 267 quilômetros de Natal, tem 3,7 km de comprimento e 2,5 km de largura, é o único atol do Atlântico no hemisfério sul, pertence ao Rio Grande do Norte, fica a apenas 148 km de Fernando de Noronha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...