domingo, 24 de maio de 2020

A história da primeira multa a um carro por excesso de velocidade teve perseguição a 13 km/h

O carro foi inventado em 1886 na Alemanha por Karl Benz e se tornou o principal meio de transporte da humanidade e é um sonho de consumo da maioria das pessoas. Mas junto com o carro surgiu a multa e se você é daqueles que odeiam as indesejáveis multas de trânsito, os radares de velocidade e até acredita na existência de uma suposta indústria da multa saiba que não demorou muito para as multas aos carros surgirem.

O Arnold Benz foi o primeiro carro a ser multado por excesso de velocidade

A primeira multa a um carro por excesso de velocidade que se tem conhecimento foi aplicada em 1896 em um tempo em que os primeiros carros dividiam as ruas com carroças e cavalos. A multa foi aplicada em Paddock Green, no condado de Kent, Reino Unido, por o carro estar a incríveis 13 km/h, o limite era de 3,2 km/h. O carro multado era um Arnold Benz, fabricado em 1896 e a multa foi aplicada por um policial de bicicleta. O carro era dirigido por Walter Arnold, tendo sido perseguido pelo policial de bicicleta. Arnold teve de responder pela infração em um tribunal.

As regras da época também exigiam que veículos a motor fossem acompanhados por um pedestre portando bandeira vermelha, lei que o Arnold Benz também descumpriu.

Jornal da época detalhando o Arnold Benz

Por conta do excesso de velocidade, a Justiça determinou multa de um xelim, equivalente a 12 centavos de libra (R$ 0,85, sem considerar a correção monetária nos dias de hoje), mais custos do processo. Na época, o Arnold Benz foi enquadrado pelo juiz como uma locomotiva, pois não havia então leis específicas para veículos individuais motorizados.

O caso teve muita repercussão e, provavelmente devido a isso, no final do mesmo ano a legislação foi alterada, sendo adaptada para o novo meio de transporte. Ser acompanhado por uma pessoa a pé com uma bandeira vermelha deixou de ser obrigatório e o limite de velocidade subiu para 14 milhas por hora (22 km/h).

Devido as mudanças na lei, uma comemoração foi realizada, tendo sido feita uma corrida entre Londres e Brighton, batizada de "Corrida da Emancipação", ela é feita até hoje pelo Clube Real do Automóvel, obedecendo os limites atuais de velocidade. Walter Arnold participou da primeira corrida.

O Arnold Benz

Walter Arnold é apontado como o primeiro concessionário da alemã Benz, criadora do automóvel, no Reino Unido. O Arnold Benz que foi multado era produzido com motor de dois cilindros licenciado pela Benz. Foi comercializado em configurações de 3 cv, 5 cv e 8,6 cv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...