sábado, 18 de setembro de 2021

Cientistas criam tinta que pode eliminar a necessidade de ar-condicionado

Cientistas da Universidade de Purdue, nos Estados Unidos, criaram uma tinta extrabranca que é capaz de eliminar a necessidade de uso de ar-condicionado.

Para tornar a tinta muito branca e altamente reflexiva os pesquisadores usaram uma concentração muito alta de sulfato de bário com partículas em diferentes tamanhos. O sulfato de bário é um composto químico também usado em papel fotográfico e cosméticos.

Com isso, os pesquisadores da universidade conseguiram criar uma tinta capaz de refletir 98,1% da radiação solar enquanto também emite calor infravermelho.

Cientistas criam tinta super branca capaz de esfriar ambiente de casas

Assim, como a tinta absorve menos calor do que emite, uma superfície revestida com essa tecnologia consegue ser resfriada abaixo da temperatura ambiente. E o melhor: sem consumir energia para isso.

Por exemplo, usar a tinta em um telhado com cerca de 9 metros quadrados pode resultar em uma potência de resfriamento de 10 kW. “Isso é mais poderoso do que os [aparelhos] de ar-condicionado usados ​​pela maioria das casas”, explica Xiulin Ruan, professor de Engenharia Mecânica em Purdue.

 Xiulin Ruan com a tinta branca que ele criou

A nova tecnologia pode ser uma grande aliada da preservação do meio ambiente, principalmente em um país como os Estados Unidos onde a energia ainda é obtida através de carvão em muitos estados.

“Quando iniciamos este projeto há cerca de sete anos, tínhamos em mente a economia de energia e o combate às mudanças climáticas”, disse Xiulin Ruan.

Agora, a ideia dos cientistas é colocar essa tinta extrabranca no mercado. Para isso, eles anunciaram já terem feito uma parceria com uma empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...