quinta-feira, 17 de maio de 2018

Cinco invenções indispensáveis do nosso dia-a-dia e seus inventores

Algumas invenções criadas ao longo da história proporcionaram benefícios incalculáveis para a sociedade e até hoje fazem parte do dia-a-dia.

Quem foram os criadores do carro, telefone, geladeira, televisão e a lâmpada?

Mas você sabe quem criou aquela máquina que faz parte da sua rotina e que mudou a forma como a sociedade vivia, como a geladeira? Então conheça cinco invenções indispensáveis no dia-a-dia e seus criadores:

O Carro

Esse é o Benz-Patent-Motorwagen, o primeiro carro movido a combustão interna a gasolina, criado por Karl Benz

O meio de transporte mais utilizado no dia a dia, o carro, foi criado pelo alemão Karl Benz, é atribuída a ele a criação do carro moderno de combustão interna a gasolina em 1886. O primeiro a circular no Brasil chegou em 25 de novembro de 1891, comprado pelo inventor do avião Alberto Santos Dumont.

A lâmpada

A primeira lâmpada incandescente criada por Thomas Edson

Embora muitos inventores tenham criado a lâmpada foi Thomas Edison quem criou a primeira lâmpada incandescente comercializável em 1879.

A televisão

A televisão

A criação da televisão pode ser atribuída a vários inventores, mas foi John Logie Baird o primeiro a construir um sistema de televisão viável, transmitindo, pela primeira vez, em fevereiro de 1924, em Londres, imagens estáticas através de um sistema mecânico de televisão analógica. No Brasil a televisão chegou em 18 de setembro de 1950 através do empresário Assis Chateaubriand, ele fundou o primeiro canal de televisão do país, a TV Tupi, em São Paulo.

O telefone

O telefone

O britânico-estadunidense Alexander Graham Bell é tido como o criador do telefone, em 1876, no entanto a patente de criação foi reivindicada pelo italiano Antonio Meucci que alegou ter criado o aparelho, que denominou de teletrofone, em 1856, e não conseguiu patenteá-lo, o congresso dos Estados Unidos reconheceu em 2002 que o verdadeiro criador do telefone é Meucci.

A geladeira

A geladeira

A geladeira foi criada em 1856 pelo australiano James Herrison, que foi contratado por uma fábrica de cervejas para elaborar um sistema que fosse capaz de refrigerar e manter a temperatura do produto baixa, usando o princípio da compressão de vapor. Até o início do século 20 todas as geladeiras inventadas eram utilizadas apenas para fins industriais. Só em 1913 foi criada a geladeira doméstica, nos Estados Unidos, que foi chamada de “Domelre” (Domestic Electric Refrigerator).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...