sábado, 26 de maio de 2018

Os principais rios do Piauí

O Piauí é um estado que, devido ao longo período de seca que passa todos anos, não tem muitos rios perenes. Conheça abaixo os principais rios do Piauí.

Parnaíba

O majestoso rio Parnaíba, o maior rio do Piauí /  Imagem: Samuel Brandão

O rio Parnaíba nasce na chapada das mangabeiras, no município de Barreiras, sul do Piauí, percorre cerca de 1485 quilômetros e deságua no oceano Atlântico. Em sua foz forma um grande delta com dezenas de ilhas, é o maior delta da América. Em seu curso está a usina hidrelétrica de Boa Esperança, na cidade de Guadalupe.

Gurgueia

O rio Gurgueia, segundo maior rio do Piauí

O rio Gurgueia nasce no município de São Gonçalo do Gurgueia, no sul do Piauí, e tem uma extensão de cerca de 740 quilômetros, deságua no rio Parnaíba. É o maior afluente do Parnaíba do lado piauiense.

Poty

O rio Poty em Teresina, é o terceiro maior rio do Piauí

O rio Poti, ou Poty, nasce no município de Crateús, no Ceará, percorre cerca de 538 quilômetros e deságua no rio Parnaíba, em Teresina. No seu curso o rio Poti atravessa uma falha geológica formando um grande cânion na região do município de Castelo do Piauí.

Canindé

Rio Canindé em época de chuvas, é o quarto maior do Piauí

O rio Canindé nasce em Paulistana, sudeste do Piauí, percorre cerca de 350 quilômetros e deságua no rio Parnaíba na cidade de Amarante.

Longá

O rio Longá é o quinto maior do Piauí / Imagem: Washington Luiz

O rio Longá nasce na Lagoa do Mato, ou Longá, no município de Alto Longá, região norte do Piauí, percorre 320 quilômetros e deságua no rio Parnaíba no município de Buriti dos Lopes. É nele que onde está a Cachoeira do Urubu, localizada no trecho entre Esperantina e Batalha.

Uruçuí-Preto

O rio Uruçuí Preto é o sexto maior do Piauí

O rio Uruçuí Preto, ou Uruçuí-Açu, nasce entre Santa Filomena e Gilbués, no sul do Piauí, percorre cerca 300 quilômetros e deságua no rio Parnaíba, em Uruçuí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...